Conceitos esquecidos: Chevrolet Onix Track Day era hot hatch com motor 1.8 do Cruze
Seria a verdadeira versão esportiva do compacto, que nunca se tornou realidade
Nome: Chevrolet Onix Track Day
Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2014
Especificações: 1.8 16V Ecotec, 150 cv, câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira
Porque lembramos dele: Não faz tanto tempo assim que a General Motors mostrou o Chevrolet Onix Track Day, mas acabou esquecido por não ter virado realidade. O protótipo apareceu no Salão do Automóvel de 2014, apenas duas edições atrás, como uma proposta de uma versão esportiva do hatch para quem gosta de se divertir nas pistas.
A ideia é bem simples: pegaram um Onix, colocaram o motor 1.8 16V e o câmbio manual de 6 marchas do Cruze (geração anterior) e ajustaram o restante do carro de acordo com o novo potencial de desempenho. Ganhou nova suspensão, freios e sistema de exaustão. O escapamento era 100% em aço inox, com filtro de ar de alto fluxo e injeção eletrônica recalibrada. O resultado foi a potência subir 6 cv na comparação com o Cruze, alcançando os 150 cv.
O design invocado acompanhava a esportividade. O Onix Track Day foi pintado de amarelo, no mesmo tom que o Corvette C7 Stingray que a fabricante apresentou no evento daquele ano, com uma faixa preta atravessando o capô. Os faróis receberam pintura da mesma cor na parte interna. Havia um aerofólio sobre a tampa traseira, enquanto as rodas foram trocadas de aro 15" para 17 polegadas, com pneus 215/45 R17 de composto macio, para aumentar a aderência. A nova suspensão era mais firme e baixa que a original, para reduzir a rolagem da carroceria nas curvas.
O lado de dentro também não foi esquecido. Contava com bancos esportivos da Recaro, cintos de segurança de quatro pontos e volante esportivo com base reta e revestido de couro (que depois foi utilizado na versão esportivada Effect), além do acabamento com detalhes em amarelo para combinar com a carroceria.
Ao contrário de muitos protótipos levados para o Salão, o Onix Track Day era funcional. “Poderia ter chegado ao Anhembi rodando”, disse Carlos Barba, então diretor de design da GM América do Sul. Porém, o hatch de pista serviu apenas como exercício de design e engenharia, pois a marca nunca teve planos de lançar uma versão assim no mercado. Uma pena, pois teria chamado a atenção, ainda mais se fosse atualizado com o visual do Onix reestilizado.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
Galeria: Chevrolet Onix Track Day
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC Motors: da união de pequenos fabricantes locais ao mercado mundial
Mercedes-AMG terá SUV elétrico com mais de 1.000 cv; veja 1ª imagem
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
As marcas obscuras que chegaram ao Brasil na febre de consumo do pós-guerra
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras